Apresentação

O Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial (COBRAC) – foi idealizado em 1993, por um grupo de professores da UFSC logo após a implantação do Mestrado na Engenharia Civil da UFSC, onde se criou a área de Concentração – Cadastro Técnico Multifinalitário, em 1991.

O Congresso de Cadastro Multifinalitário e Gestão Territorial – COBRAC 2022 é um evento técnico-cientifico, realizado desde 1994 em Florianópolis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente através do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial – PPGTG, do Departamento de Engenharia Civil e Grupo de Observação e Transformação do Território – GOTT. O Congresso está em sua 15ª edição, sendo realizado a cada dois anos.

O evento conta com apoio de professores e pesquisadores de outros setores da UFSC e também de outras instituições, sendo os mesmos: Departamento de Geociências do CFH/ UFSC e Departamento de Arquitetura e Urbanismo do CTC da UFSC; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por meio do Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Universidade Estadual Paulista (UNESP – Presidente Prudente), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto De Planejamento Urbano De Florianópolis (IPUF), Secretaria do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria da Receita Fedral (SRF).

Ao longo das últimas edições, o evento incorporou o status da alta qualidade relacionada à organização e grade científica. Isto é resultado do amadurecimento e trabalho intenso promovido pelas comissões organizadora e cientifica.

O 15º COBRAC acontecerá em Florianópolis/SC. Os novos tempos pós pandemia exigem uma readequação. Além da segurança de todos, precisamos pensar em novos formatos de atividades para atrair o maior número de participantes.

A ideia do 15º COBRAC sempre foi pela inovação, mas agora, esta precisa ser a nossa bandeira. Iremos montar um evento moderno, interativo e, principalmente, criativo, de forma hibrida.

Estarão presentes em estúdio os palestrantes, debatedores, moderadores que formarão uma pequena plateia, juntamente com membros locais das comissões organizadora e cientifica, autoridades e alguns convidados. Os demais participantes (palestrantes, moderadores, ouvintes) acompanharão o evento de forma virtual (online).

O congresso tem na programação a apresentação de trabalhos nas formas oral e pôster, mesas redondas e conferências. Estão previstos conferencistas nacionais e internacionais, que irão discutir sobre temas atuais do cadastro no Brasil e no mundo, de modo a atualizar público participante na área de conhecimento em que se enquadra o evento, onde os métodos de levantamentos e gestão inerentes ao cadastro territorial multifinalitário são fundamentais para um eficaz planejamento regional e urbano.

Por se tratar de um evento multidisciplinar, conta com a participação de alunos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado), professores e profissionais da iniciativa pública e privada de diferentes países. A expressiva participação do público tem sido fundamental para a sustentabilidade do evento, que como foi citado anteriormente, é realizado há 28 anos.

Para 2022 pretende-se que o COBRAC seja novamente uma oportunidade ímpar de troca de experiências e mostra dos recentes avanços da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico nas áreas relacionadas ao CTM. Ao mesmo tempo, o evento deve propiciar e renovar motivações para que os congressistas continuem desenvolvendo seus trabalhos, em qualquer que seja seu campo de atuação na sociedade, contribuindo para a o fortalecimento da cultura cadastral.

O COBRAC, ao longo de sua trajetória, tem contribuído para a formação de profissionais e ao mesmo tempo se tornado um local para publicações de trabalhos que discutem esta temática no cenário nacional e internacional. Os resultados dos debates possibilitam às instituições que gerenciam o cadastro, o acesso a uma visão crítica de diferentes temas relacionados à administração do território. O congresso tem servido de base para os principais avanços promovidos em nosso país no âmbito do cadastro.